sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O velho sanfoneiro volta a sorrir

No ano passado, que não é tão passado assim, a banda Chiclete com Banana em turnê pelo Nordeste teve seu caminhão-baú – o que transporta os instrumentos da banda – roubado nas estradas de Alagoas. O cantor da banda, Bel Marques, fez uma zoada danada na televisão, apelando para o valor sentimental de uma certa guitarra e ameaçando não tocarem mais, nem mesmo por decreto presidencial. "É a redenção!", exclamei em êxtase. "Viva o ladrão!" Mas meu regozijo durou pouco tempo: na impossibilidade dos ladrões passarem adiante tão precioso tesouro sem que fossem identificados, resolveram devolver o caminhão três dias depois. Sem levarem nada.

Mas nem todo mundo tem essa sorte. A banda baiana teve apoio integral da mídia e dos fãs, denominados “chicleteiros”, que não são poucos. Para quem lê rodapé de jornal, toda semana há notícia de roubo de instrumentos de algum músico necessitado ou remediado. E a mídia televisiva nem taí. Quem se interessaria pelo roubo de um oboé de um mané qualquer? Ou de um violino que não é nem Stradivarius, mas que faz uma falta danada ao seu dono?

Mas a internet também faz sua zoada. Ao roubar a sanfona do mestre Carlitos, o decano dos sanfoneiros de São João do Piauí, segundo o poeta Cineas Santos, o meliante não imaginava que houvesse tamanha repercussão em torno da ocorrência nem a mobilização nacional para devolver a alegria ao velho sanfoneiro. O eco cibernético ressoou na linda juventude são-joanense (uma cidade exatamente do tamanho do Junco) e também na linda juventude das cidades circunvizinhas, dificultando a transação comercial entre o ladrão e o receptor do roubo. Na iminência de ser capado com uma faca cega se pego pela polícia ou população, proposta do Cineas Santos às autoridades competentes, o sacripanta resolveu deixar a sanfona no banco da praça na madrugada da virada do ano, com um bilhete de desculpas para o mestre Carlitos. Ou coisa assim, pois a alegria foi tanta que perdi os detalhes da devolução.

O velho sanfoneiro voltou a sorrir. Como o dinheiro arrecadado na campanha virtual não tem como voltar ao antigo dono, pois foram muitos e não há como se identificar a origem, o montante das doações será entregue a Carlitos. O velho sanfoneiro, de sorriso de orelha a orelha, avisou que vai aproveitar a grana extra para fazer uma cirurgia dos “óios” em Teresina, pois agora pretende ver o mundo com a lente ocular recauchutada. E depois fará uma festa de arromba, com mais de mil sanfonas e zabumbas para comemorar a retomada da vontade de viver.

Deste modo, agradeço aqui aos amigos, parentes, a Edna, aos amigos de Edna, que embarcaram na campanha e contribuíram para fazer uma boa alma sorrir e, futuramente, ver o mundo colorido.

Só uma coisa: não esperem um bilhete de agradecimento do Carlitos, pois ele é analfabeto de pai e mãe. Seus amigos são que são seus emissários.


Abaixo, extrato da conta:

De Saldo da campanha da sanfona


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Começando o ano com Jeane Hanauer

Olá, meu povo! Fim de ano é natural que as atividades blogueiras esmureçam. O blogueiro também é filho de Deus e merece parafrasear o dito-pop "Pernas pro ar que ninguém é de ferro!" 

Apesar do reveillon ter passado, ainda continuo com um pé no ócio. Já que resolvi não viajar neste mês, os amigos e parentes resolveram me visitar e não posso deixar que eles cheguem aqui e fiquem entregues à própria sorte. Ou à ganância dos comerciantes que querem lucrar num mês o que eles não conseguem faturar durante o resto do ano.

Mas com a minha amiga Jeane Hanauer não tem disso não. Ela me disse que lá em Foz de Iguaçu enquanto se descansa, se carrega pedras. Desta vez a loirinha se apresenta com novo visual, e o seu Programa Repertório entrevista a atriz baiana (assim ela se sente) Cláudia Ribeiro, da Cia. de Teatro Amadeus, que fala, dentre outras coisas, do projeto cênico-biográfico de Arthur Bispo do Rosário, um misto de gênio e de louco. 

Arthur Bispo do Rosário foi um descendente de escravos nascido em Japaratuba, a dois passos de Aracajú, Sergipe, em 1911, se mudando para o Rio de Janeiro em 1925. No Rio, trabalha na Marinha Brasileira e na Light. Um dia, após um delírio místico, foi internado no Hospital dos Alienados na Praia Vermelha. Depois, diagnosticado como esquizofrênico-paranóico, é transferido para o hospício Juliano Moreira. 

Alternando loucura e lucidez, a partir de 1960 cria algo em torno de mil peças de arte, tombadas, em 1992, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural - Inepac, no Rio de Janeiro.



Apresentação: Jeane Hanauer
Produção: TVCOM FOZ (Foz do Iguaçu - PR)
Transmissão: NET canal 98 e TVA canal 99.
Exibição: domingos, 17h. Reprises: terças, 21h30 e quintas, 13h

domingo, 1 de janeiro de 2012

Cineas Santos - Cantiga de entrada

No ano que se inicia,
sob o signo da alegria,
dê-me as sobras do seu tempo
e uma palavra de alento
que me leve a prosseguir
e motivos pra sorrir...
Amor? É querer demais:
eu seria bem capaz
de não saber merecê-lo,
visto o grande desmantelo
que ronda o meu coração.
Se possível, dê-me a mão
para um carinho fugaz...
Estou pedindo demais?
Me perdoe: estou sem norte.
Me deseje boa sorte!