sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Luís Pimentel - 86 anos do maestro maior



  
     O carnaval se aproxima e enquanto os tamborins, os surdos e as cuícas são retirados dos armários e invadem as quadras das escolas, me lembro de uma imagem que põe o samba em dimensões amplas e diversas, do maestro Tom Jobim cantarolando que “mandou subir o piano pra Mangueira”. Na parceria com Chico Buarque, ressalvando que o seu samba “não é de levantar poeira”, mas que tem todo o direito de “entrar no barracão”, Tom expõe toda a delicadeza e sinceridade da relação – músico Zona Sul, cidadão do mundo – com as manifestações mais populares de sua cidade:

     – Barracão nunca foi fechado nem é restrito. E a cidade devia espiar o morro mais de perto.

     A Estação Primeira entendeu a mensagem e também passou a espiar Tom. E também Chico. Em 1992 cantou o nosso grande maestro na Avenida, com o enredo “Se todos fossem iguais a você”. Seis anos depois repetiu a dose com o autor dos versos do piano que sobe o morro e de tantos outros que fazem a música brasileira reinar soberana, e saiu do desfile campeã, depois de apresentar o enredo “Chico Buarque da Mangueira”.

     O carioquíssimo Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, uma das mais perfeitas traduções de Ipanema, o amigo do peito da fauna e da flora do Jardim Botânico, nasceu num mês de janeiro, dia 25, em 1927. Foi um dos gigantes de nossa música, compositor-chamego de Frank Sinatra, o melodista a quem grandes nomes da música universal se renderam, a até mesmo um letrista talentoso e inspirado – nos mostrou isto em mosaicos de palavras como aqueles montados em “Águas de março”.

     Tom subiu com o piano para a eternidade em 1994, deixando por aqui inúmeras canções de sucesso e uma grife de respeitabilidade poucas vezes alcançada por um artista. Tornou-se conhecido internacionalmente quando sua “Garota de Ipanema” (parceria com Vinicius de Moraes) ganhou o mundo. Mas foi desde sempre merecedor do enorme carinho de todos nós, um patrimônio das praias, da boemia, do asfalto e também dos morros.