sábado, 5 de outubro de 2013

De baiano para acreano

- Marina Silva culpa os baianos pela não aceitação do seu partido pelo TSE?
- Por quê?
- Os ministros do Superior Tribunal Eleitoral entenderam que haveria perto de cem por cento de abstenção na Bahia nas próximas eleições.
- Não entendi...
- É que os baianos iriam ficar na Rede.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dias de Santo Pobre e de Riqueza Explícita




“Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado,
Resignação para aceitar o que não pode ser mudado,
E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.”
São Francisco de Assis

Hoje, o mundo cristão comemora o dia de São Francisco de Assis, o primeiro ecologista do mundo, padroeiro dos animais e do meio ambiente.

Nascido Giovanni di Pietro di Bernardone na cidade italiana de Assis, criou-se na malandragem e no mau costume da burguesia. Antes de ser tocado pela luz do Divino, tentou ser soldado, foi à guerra, lutou, matou, foi preso, depois tentou ser comerciante, desistiu, vendeu algumas mercadorias do pai a preço de banana e o dinheiro arrecadado usou na reconstrução da igreja de São Damião. Acusado pelo pai de dissipador de sua fortuna, tirou sua roupa e jogou aos pés do mesmo, renunciou à sua fortuna e saiu nu mundo afora para trabalhar de pedreiro em reconstrução das igrejas.

Em 1208, relendo os Evangelhos, renunciou a vida de devoto e abraçou a de missionário, fundando a Ordem Mendicante dos Frades Menores, os hoje Franciscanos.

A primeira Regra para a fundação de sua Ordem, chamada Regra Primitiva, pregava a pobreza absoluta dos monges e da Ordem. Deviam viver conforme viveram Jesus e seus apóstolos. Mas os construtores da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Salvador, Bahia, Brasil, parece-me, que eles de nada sabiam da vida de pobre do santo. Construíram uma igreja de manifesta riqueza, com suas paredes folheadas a ouro, mais para o palácio de um sultão do que para servir aos propósitos de Cristo e do seu próprio patrono, que mereceu até indicação para uma das 7 Maravilhas do Mundo. Os serviços oferecidos em nada lembram os votos de pobreza dessa Ordem. Cobram preços exorbitantes por qualquer dá cá aquela missa ou batizado. Casamento? Somente para a Real Sociedade Soteropolitana.   

Enquanto isso, o padroeiro de Salvador, o xará São Francisco Xavier, é totalmente humilhado numa capelinha espremida pela opulência de outros santos maiores nas redondezas do Terreiro de Jesus, e quase ninguém sabe onde fica.

Se você é baiano ou turista devoto de São Francisco de Assis, procure outra igreja do santo franciscano para rezar. Em Salvador existem varias, devidamente dentro dos parâmetros econômicos e sociais da Ordem Primitiva. Rezar na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco é perder tempo e jogar oração fora.

São Francisco de Assis se encontra em qualquer canto, menos naquele monumento de agressiva ostentação.