sábado, 19 de julho de 2014

Dezoito anos perseverando



Nem sempre a navegação cibernética foi feita através dos sites sociais ou dos zap-zaps e seu barulhinho chato. Houve um tempo em que navegar era preciso e morrer de raiva com a lentidão do ciberespaço era o ponto perigoso da navegação chamada on-line. 

Vieram os e-mails. Os chats, sala de bate-papo digitado. Surgiram as webcams e o MSN, que se tornou popular tanto quanto o Facebook de hoje, mas que foi degolado pelo Orkut. No meio disso tudo havia os chamados e-groups, grupos de literatura onde se reuniam os intelectuais pobres de Jó, remediados e até famosos como Mario Prata. Esses grupos, às vezes, se cotizavam e criavam sites, onde seus textos podiam ser expostos ao público externo.

Havia muitos grupos bons, com gente de inegável competência intelectual, mas havia também muito culto ao próprio umbigo. Eu desfilei por vários, encrenquei com uma multidão, os sensatos me pediam tolerância, mas o meu pai não me ensinou como ser clemente com a mediocridade. Assim, arranjei bons desafetos, mas, em compensação, ganhei grandes amigos os quais conservo até hoje.

Como no universo cibernético o que é agora daqui a instantes não é mais, os e-groups foram se dissolvendo na popularização dos blogs e apenas poucos ainda resistem aos encantos da blogosfera. 
Hoje, dois desses sites resistem ao massacre dos blogs: um, o mais famoso na atualidade, chamado Recanto das Letras, um site facilitador da criação literária, onde pousam milhares de ciber-escritores, dos bons aos remediados e também os copiadores compulsivos. 

O outro, o Blocos On Line, um site que ainda abriga uma multidão de intelectuais de internautas do mundo todo. Esse site, até tempos atrás era a maior referência em literatura cibernética. Publicar nele era o sonho de todos aqueles que procuravam um estande para mostrar seus escritos. 
Capitaneado pela escritora carioca Leila Míccolis, exatamente hoje, dezenove de julho de dois mil e quatorze, o site completa dezoito anos de existência e resistência. Oxalá, possamos comemorar com pompas e circunstâncias essas quase duas décadas divulgando a boa literatura dos anônimos sem pátria e sem rei.

Parabéns, Blocos on Line, pela perseverança e desafio às modernidades cibernéticas! Vida longa ao site e aos seus moderadores!

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Aconteceu naquele São João



Eu estava lá, nas brenhas das brenhas de uma serra de um lugar chamado Serra do Aporá, pulando a fogueira, bebendo licor de jenipapo e dançando forró ao som da sanfona, triângulo e zabumba.

Salão de chão batido, candeeiro pendurado no reboco da parede, sanfoneiro cochilando, poeira levantando e eu no meio da multidão dos dançarinos trocando passos entre o xote e o pau de porteira. De vez em quando alguém gritava “Viva São João!” e todo mundo respondia “Viva!”

No curto intervalo que o sanfoneiro fez para molhar a garganta, ousei satisfazer uma curiosidade com a parceira da contradança, uma mocinha da região:

- Diz-me uma coisa, meu bem, porque em todo homem que encosto sinto um negócio duro dentro da camisa?

- Ah! Isso é o cabo da peixeira!

Amarelei. O fole voltou a roncar, o zabumbeiro a zabumbar, pedi licença à moça e saí de fininho para o terreiro e fiquei olhando o crepitar da lenha na fogueira até a hora que um grito ecoou casa afora:

- Olha a faca!

A carreira foi tanta que ninguém retornou para ver se havia algum corpo estendido no chão.
  

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Cineas Santos - O jogo é jogado



               Reza a crença popular que só existe um pecado que Deus não perdoa: a soberba. Falta-me competência teológica,digamos, para negá-la. Particularmente, considero a inveja e a soberba  dois dos sentimentos mais torpes que o ser humano é capaz de agasalhar no coração. Mas vamos ao que importa: a seleção brasileira perdeu a Copa por  soberba e incompetência.  Pouco antes do início do torneio, Felipão, com a teimosia dos que quebram,mas não vergam, afirmou: “Ao Brasil só interessa ganhar a Copa”. Seus pupilos fizeram coro. A máxima era  “vencer ou vencer”. Ora, participar de um jogo – seja de lançamento de cuspe a distância ou porrinha  – é admitir a possibilidade de perder, por mais desagradável que isso possa ser. Em qualquer disputa, não se pode desprezar o poder do imponderável.

          A pior coisa que aconteceu à seleção brasileira foi vencer a Copa das confederações (2013). Ao derrotar México, Uruguai e Espanha, os “meninos de ouro” perderam a noção de chão, lugar onde, normalmente, se joga futebol.  A seleção mais cara do mundo entrou em campo para um passeio. Só se esqueceu de combinar com os adversários, como teria dito Mané Garrincha, antes de uma preleção, no Botafogo. Não bastasse a confiança excessiva, jogaríamos em casa, contando com a participação de milhões de brasileiros. Sob a inspiração de Neymar, a seleção escorraçaria, de uma vez por todas, o espetro do “maracanaço”(1950) que ainda ronda o Maracanã. O mais dispensa comentário.

          É lugar comum, entre os fazedores de palestrar motivacionais, a máxima: “aprende-se mais com as derrotas do que com as vitórias”. Pura balela. Só se aprende alguma coisa quando há efetiva disposição para fazê-lo. O que aquele grupo de meninos riquinhos, jogando nos clubes mais famosos do mundo, tinha a aprender sobre as artes e artimanhas de um esporte que já lhes deu grana, fama e louras?  Havia mais preocupação em exibir penteados exóticos do que em jogar futebol. Parafraseando Cazuza, Casagrande bradava pateticamente: “A gente não quer só ganhar...”      É escusado lembrar que a zaga mais cara do mundo tomou gol até da  prosaica seleção de Camarões. Convenhamos que é humilhante para quem contava como certa  a sexta  estrela.

           Depois do vexame dia 8, capaz de envergonhar até as menininhas que não sabem distinguir a bola dos jogadores, pode-se afirmar que só sobreviveram ao tsunami, Fuleco, que nem entrou em campo, e Neymar que, no papel de mártir, poderá reacender o mito de Dom Sebastião, o glorioso.

          Já circula na internet a informação de que a famosa camisa 7, que já foi honrada por craques do tope de Garrincha, Jairzinho e Bebeto, para citar apenas os mais famosos, será definitivamente banida da seleção canarinho. O governo, sempre sensível às questões importantes, estuda a possibilidade de retirar dos dicionários o verbo amarelar para não comprometer a virilidade das futuras gerações. O mais permanece. Brava gente!
         

domingo, 13 de julho de 2014

Das aranhas que não se deve ver



A minha mãe nasceu mais para conselheira do que para ouvidora. Quando alguma amiga dizia ter medo de aranha, ela aconselhava:

- Se não quiser ver uma aranha, não se desnude diante do espelho.

Como eu não tinha medo de aranha, tirei a roupa diante do espelho e o bicho que vi era outro. Corri assustado para a sala e interrompi as inconfidências femininas:

- Mamãe, tem uma pulga atrás da minha orelha!

Ela me atendeu com a devida presteza e solicitude de todas as mães e me disse carinhosamente que não era pulga; era piolho. Em seguida, após matar o piolho a unha, pediu licença às amigas e raspou a minha cabeça e depois me deu uma surra de chinelo de couro de boi que era para aprender a não andar nu dentro de casa, principalmente no dia que ela recebia visitas para o chá das cinco.