segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Relembrando a velha guarda

Rolando Boldrin iniciou seu programa Sr. Brasil, na manhã de ontem, homenageando Geraldo, do Titulares do Ritmo, conjunto vocal que fez muito sucesso na década de setenta, do século passado. 

O conjunto Titulares do Ritmo, fundado em 1941 em Belo Horizonte, era formado por Chico, Geraldo,Domingos, João Cândido, Joaquim Alves, Sóter Cordeiro (dois cearenses, um baiano e três mineiros), e eram todos cegos de nascença. O primeiro grande sucesso nacional do grupo e que até hoje ainda é cantado, é a música "A taça do mundo é nossa", de 1958. 

Geraldo de Oliveira é o flautista afinadíssimo da música mais famosa de Rolando Boldrin, Vide Vida Marvada, e que a 30 anos faz parte da abertura do programa do mesmo. Geraldo morreu em 8 de abril deste ano, aos 79 anos de idade. 

domingo, 14 de agosto de 2011

Eliane Brum - O dia do medo macho

Quando li nos jornais que a Câmara de Vereadores de São Paulo tinha aprovado um projeto de lei criando o “Dia do Orgulho Hétero”, minha primeira reação foi de indignação. Como cidadã que tem crises de bronquite por causa da poluição da cidade, em que ônibus, carros e caminhões circulam deixando nuvens de fumaça com monóxido de carbono, entre outras porcarias, sem que ninguém pareça fiscalizar. Como cidadã que tropeça nos buracos de calçadas quando anda a pé e já sofreu trancos na coluna quando anda de carro por causa da péssima pavimentação das ruas. Como cidadã que passa horas todo dia num trânsito empacado e é empurrada e machucada em trens e ônibus lotados porque o transporte público é insuficiente e ineficiente e a população que dele depende é tratada como gado. Como cidadã que testemunha a péssima qualidade da educação pública e do atendimento nos postos de saúde. Como cidadã que sofre nos períodos de seca com a qualidade do ar, mas teme a chuva porque ano após ano os mais pobres morrem soterrados ou têm suas casas destruídas por causa do descaso do poder público e de obras adiadas. Como cidadã que vive tudo isso na cidade mais rica de um país que é a sétima economia do mundo, ao ler a notícia minha primeira reação foi de indignação.

Afinal, será que os vereadores que deveriam honrar o voto da população não têm problemas reais para discutir no seu tempo muito bem pago com dinheiro público? Mais ainda ao saber que o autor do projeto, o vereador Carlos Apolinario (DEM) apresentou a proposta em 2005 e só conseguiu aprová-la, em primeira votação, no ano de 2007. Botou de novo a proposta em discussão em junho deste ano e, desde então, segundo a imprensa paulistana, estava emperrando a análise de outros projetos para, como chegou a ser dito, “vencer pelo cansaço”.

Para ler a matéria completa, click no link abaixo:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI255579-15230,00-O+DIA+DO+MEDO+MACHO.html

ELIANE BRUM é jornalista, escritora e documentarista. Ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de reportagem. É autora de um romance - Uma Duas (Le Ya) - e de três livros de reportagem: Coluna Prestes – O Avesso da Lenda (Artes e Ofícios), A Vida Que Ninguém Vê (Arquipélago Editorial, Prêmio Jabuti 2007) e O Olho da Rua (Globo). E codiretora de dois documentários: Uma História Severina e Gretchen Filme Estrada.

E-mail: elianebrum@uol.com.br
Twitter: @brumelianebrum