quinta-feira, 28 de março de 2013

ONDE CANTA A ACAUÃ: A Paixão de Cristo em Nova Jerusalém

ONDE CANTA A ACAUÃ: A Paixão de Cristo em Nova Jerusalém: Fazenda Nova, Pernambuco, a um passo de Caruaru e a quatro horas de Maceió. É lá que fica Nova Jerusalém, o maior teatro ao ar livre do mund...

Fera Ferida


“O desamor é o espelho do orgulho ferido”
Konde Rasputin d’Latra Véia

Como não me lembro d’ocê, menina!? Você fazia aquela dieta radical para entrar na garrafa e emagreceu tanto que usava Band-aid como absorvente íntimo. Eu brincava com a fragilidade delgada do seu corpo quando lhe via desnuda e dizia “Se engordar vinte quilos fica magra!”, e você ria feliz, e me abraçava, e me beijava, e me amava, e dizia que eu era o Antonio Conselheiro da sua Canudos e que me amaria para sempre, mesmo que o Exército da República me destroçasse em mil pedaços nos seus canhões, e eu lhe respondia fazendo toc-toc na mesa das utopias: “Vira essa boca pra lá!”, e você me calava com um beijo e dizia: “Bobo!”, porém quis a mão do Destino me mostrar que o sempre só durou até o toque das cornetas em prenúncio de massacre, e você foi embora com o capitão inglês, sangrando meu coração com a baioneta do abandono, submergindo meu peito num açude de lágrimas, indiferente ao último apelo de um náufrago das ilusões desnudas:

- Por favor, deixe ao menos os discos de Elomar!


    

domingo, 24 de março de 2013

Os alquimistas estão chegando

- Hoje eu vou lhe mostrar o efeito da cachaça no organismo – falou o médico ao seu paciente, um bêbado inveterado.

Sob o olhar atento do paciente, pegou um copo duplo, colocou cachaça até o meio, pegou um ovo cozido, descascou e colocou dentro do copo com a cachaça. O ovo começou a reagir com o álcool e, cinco minutos depois, estava completamente preto. O bêbado olhava a alquimia de olhos arregalados.

- Está vendo, meu amigo, o que o álcool faz?

O paciente coçou a cabeça, olhou para o médico, olhou para o copo, voltou a olhar para o médico e falou num fio de voz:

- Doutor, eu juro ao senhor que nunca mais vou comer ovo quando estiver bebendo!         

O Evangelho Segundo Tõe d’Irineu

Naquele tempo, dirigiu-se Jesus ao templo e todo o povo veio a ele. Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério. Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: 

- Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério. Pela Lei de Moisés, devemos apedrejá-la. Que dizes tu a isso?

Queriam pôr Jesus à prova, porém Ele se inclinou para frente, escreveu com o dedo na terra e disse-lhes:

- Quem nunca errou que atire a primeira pedra!

A multidão calou-se. Um bêbado pediu licença, aproximou-se da adúltera e tascou uma pedrada bem no meio da testa. Jesus olhou surpreso e incrédulo para o bêbado e perguntou asperamente:

- Você nunca errou?
- Dessa distância, não – respondeu o bebum.