sábado, 14 de janeiro de 2012

Cineas Santos - Meninos, eu vi!

Rezam as escrituras que Jesus Cristo teria sido crucificado entre dois malfeitores. Um deles, incorrigível, escarnecera do Salvador, desafiando-o a salvar-se a si próprio. O outro, de nome Dimas, ter-lhe-ia pedido que não se esquecesse dele ao adentrar a casa do Pai. Este entraria para a história como “o bom ladrão”. Consta que, uma vez por ano, Dimas volta a este Val de lágrimas para tentar resgatar algumas ovelhas tresmalhadas e reconduzi-las ao redil do Bom Pastor. Lendas, dirão os incrédulos. Mistério, dirão os crentes.

Deixemos, porém, de literatice e vamos ao que interessa. No dia 10 de dezembro do ano passado, em São João do Piauí, um desinfeliz pediu arrancho no casebre de mestre Carlitos e, ao romper do dia, fugiu levando uma sanfona que acompanhava o velho há 25 anos. Era o que de mais precioso havia no barraco. Seu Carlitos, 88 anos de idade, confessa que apenas duas vezes na vida havia chorado: quando da morte da mãe e ao perceber o furto da sanfona, uma velha Todeschini, presente de um genro. O meliante desapareceu sem deixar rastros. 

O que o desocupado não poderia imaginar era a repercussão que o fato alcançaria. O prof. Gonçalo Carvalho, coordenador do Projeto Encantadores do Sertão, botou a boca no trombone, ou melhor, os dedos no teclado do computador e, numa fração de segundos, a história já estava na Itália onde um blog pedia a colaboração dos italianos para comprar uma sanfona nova para o velho. O mais correu por conta dos internautas, gente de todas as idades e estratos sociais. Por pouco, a ocorrência não chegou aos ouvidos do ministro da justiça. Não bastasse o alarido das mídias sociais, a mulher do mestre Carlitos, que conhece reza forte, também mexeu os pauzinhos: responsou o santo que tem poderes até para desencalhar solteironas enfusadas. Tiro e queda: atordoado, o larápio resolveu devolver a sanfona no último dia do ano. Parafraseando seu Carlitos, o mundo inteiro aplaudiu o gesto do “bom ladrão”. Coisa do Dimas? Sabe-se lá... O certo é que, para comemorar a devolução da sanfona, realizou-se, no dia 2 do corrente, um forró caprichado no terreiro do sanfoneiro. O couro comeu até os galos amiudarem o canto.

Em entrevista à Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, mestre Carlitos, muito emocionado, afirmou que já não vive de tocar sanfona, mas quando aparece um convite, aceita e não faz feio. Tem razão. Coube justamente a ele e ao garoto Isac, um sanfoneirinho de apenas 8 anos de idade, honra de abrirem o 1º Festival de Sanfona de São Raimundo Nonato. Sem sair do tom, os dois tocaram “Assum Preto”, de Luiz Gonzaga. A plateia foi ao delírio ou, como diria mestre Carlitos: “Estralou palmas no mundo inteiro”. Não é fanfarrice. Meninos, eu vi!

Nota do blog: Este blog também entrou na campanha e alguns acauãzeiros colaboraram.



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Já é carnaval, cidade!

Se eu fosse crítico de cinema daria a nota 1 para o roteirista, continuísta e diretor do filme Os Imortais, que bem poderia se chamar Teseu, que, na versão roliudiana, não passa de um filho da puta camponês e não o grande herói ateniense. Mas daria 10, com louvor, ao corpito siliconado da virgem do oráculo quando ela resolve gerar um Teseuzinho.

No último filme de Indiana Jones eles conseguiram a proeza de colocar dois carros a duzentos por hora nas estradas da Amazônia sem um sacolejo sequer, como se estivessem em corrida de tapete voador. Como se não bastasse, além de colocarem as Cataratas do Iguaçu na Amazônia, os heróis do filme saíram de uma caverna sem saída, empurrados em um buraco por uma tromba d’água. Nada demais se não tivessem chegado na superfície totalmente enxutos.

No Os Imortais, os roliudianos tratam o público como abestalhados. Após tomarem um banho de piche, os mocinhos e a mocinha encontram uma ducha Lorenzetti instalada no meio do rochedo e eles tiram o piche numa boa sem usar sabão nem solvente e ainda saem de roupa engomada. O governo de Sergipe devia instalar uns chuveiros desse nas praias de lá, porque, quando a gente pisa no piche na areia, não há solvente, querosene, gasolina, óleo diesel e sabão em pó que dê jeito. Infelizmente o Sabão Omo é branco total e o petróleo é preto.

Mas falemos de amenidades...

Gordurinha, autor da frase “baiano burro nasce morto”, se tivesse oportunidade também diria que “o mineiro é um baiano cansado, o paulista um baiano apressado e o carioca um baiano que não deu certo”. Agora vos digo: Jeane Hanauer, apesar de loira dos olhos verdes, também tem um pé no Pelô. Aliás, não só o pé, mas o coração. Assim podemos explicar as suas duas últimas entrevistas no Programa Repertório: uma baiana no programa anterior e um baiano no de hoje. Com mais um baiano aqui falando com vocês, formamos o tripé da Santíssima Degustação: acarajé, abará e bolinho de estudante. E, como dizia o Gordurinha, três baianos juntos é uma baianada.

Cada vez mais íntima das câmeras, a loirinha paranabaiana nos brinda com uma ótima entrevista com o carnavalesco Arthur Andrade, o Tuti, baiano de Salvador, ex-assessor de Sargentelli, especialista em mulatas e atual presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Foz de Iguaçu. Como já estamos no reinado de Momo, nada mais oportuna do que está entrevista, onde fiquei sabendo que a minha amiga Jeane Hanauer já foi madrinha de bateria de escola de samba, e desfilou de biquini de bolinha amarelinha tão pequenininho e de sapato alto (nesse desfile a bateria tirou dez), sinal de que, para as bandas de Foz de Iguaçu, nem só as Cataratas é colírio para os olhos no carnaval.


Segue abaixo algumas Escolas de Samba em Foz do Iguaçu, e o respectivo telefone:

Acadêmicos do Grande Lago Vila C 9101-4562/3523-4559
Acadêmicos Magia e Esplendor Jd. das Flores – 3527-1209
C. Cultural Império das Cataratas Ouro Verde – 3027-7089/8401-6136
Grande Três Lagoas Três Lagoas – 3577-2288/3577-1013
Mocidade Independente São Francisco Morumbi – 3525-0208
Mocidade Unidos do Porto Meira Profilurb II – 9916-9995
Unidos do Maracanã Vila Maracanã – 3027-2865 / 9977-9474

Apresentação: Jeane Hanauer
Produção: TVCOM FOZ (Foz do Iguaçu - PR)
Transmissão: NET canal 98 e TVA canal 99.
Exibição: domingos, 17h. Reprises: terças, 21h30 e quintas, 13h



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Olha o Poetrix aí gente!

Tenho uma amiga paulista que ama o Poetrix e se diz a rainha dessa embromação que querem transformar em gênero literário, mas, no meu entender, não passa de coisa de quem tem preguiça de botar os neurônios pra funcionar. 

Para quem não sabe, o poetrix é uma invenção de um baiano, cuja intenção era fazer o milenar haicai, um exercício asceta, cuja funcionalidade é unir o homem à natureza, ou algo  assim, mas não conseguiu e então deu o nome de Poetrix. Para se fazer um haicai é preciso corpo e mente em união com a natureza; já para se fazer um poetrix, basta arranjar um título e colocar três ou mais palavras, uma em cima da outra, que tá perfeito.

  Abaixo, seguem uns exemplos como a primeira aula de poetrix. Não haverá a segunda, porque uma aula só é bastante e se depois daqui você não conseguir fazer um poetrix, desista. 

Mas, desde já deixo o aviso: não tentem fazer isso em casa porque é muito perigoso.

POETRIXANDO

Ufa, painho!
Arme a rede!
Agora vou poetrixar

SAUDADES DE CAYMMI I

Poetrix
A rima imperfeita
Da perfeita preguiça.

SAUDADES DE CAYMMI II

Poetrixar
Amar o ócio
Dos neurônios.

A POESIA BAIANA

Poetrixar
Deitado.
Sentado cansa.

A ESSÊNCIA POÉTICA DO POETRIX

Poetrix
O remix do nada 
Com coisa nenhuma.

MEU AMIGO ZÉ DO MATO

Zé do pantanal
E a onça do mato
Comeu o poetrix do Zé.

PESCAR PALAVRAS

Poetrixar
É melhor do que pescar
De bomba num aquário!


 NO CEARÁ TEM DISSO NÃO

Tu hai kaí, Ciço!
Num caio não! Ops! Pá!
Num te dixe, cão!

SAUDADE JUNINA

Licor de pitanga,
Jenipapo, tangerina:
Ressaca tropical.

DOR DE CORNO

O primeiro livro
A primeira namorada,
Nunca esquecemos.

DEPRAVAÇÃO

Sentai no meu colo
Todas as bichas do mundo:
Favor, façam fila!

VALENTE DE ARAQUE

Cutucar com vara
O cu da onça pintada
Não dá em nada.


domingo, 8 de janeiro de 2012

Assim caminha o povo do Junco

O povo de Inhambupe não perdoa o povo do Junco porque os “tabaréus da roça”, como eram chamados pelos inhambupenses antigamente, sabem fazer bonito aonde chegam. Ou até mesmo quando não chegam, como é o caso da festa da Padroeira ou do forrobodó joanino.

Para o Junco se ver livre de sua ex-sede, teve que ser rebatizado com o nome de um pseudo-ilustre de Inhambupe, um imperialista convicto que no apagar das luzes do Império virou republicano de carteirinha para não perder a boquinha nas indicações políticas.

Enquanto pouca gente sabe quem é a/o padroeira/o de Inhambupe, o sertão norte baiano e seus arredores se mobilizam para festejar a padroeira do Junco. É festa para duas semanas e meia e só não se estende por mais três porque o padre não aguenta o tranco.

Agora imagine, caro internauta, um encontro etílico-cultural de “tabaréus do Junco” em Salvador e este encontro ser transmitido pelas rádios emissoras em frequência modulada das cidades da região e também ser transmitido pela televisão... É de matar de inveja, não é? E tem até eu falando aí no vídeo.

É por isso que a gente sai de tão longe para prestigiar o evento. Que é pago pra entrar e o consumo é por conta de cada um. Este ano estarei lá novamente.



Edna Lopes - Vai uma exploraçãozinha aí?

Olhando a imensidão do mar, uma das moradas do Deus em que acredito, com o coração pleno de alegria, agradeço ao ano que se inicia. Filho em férias e eu me desvencilhando de uns e outros compromissos firmados ainda no ano que passou, para finalmente entrar em férias, casa lotada com enteados e neto, nora, amigos e parentes que chegam para reencontrá-los.

Não há como não pensar que a vida é uma festa e que devemos celebrá-la todos os dias, agradecer pelas pequenas e grandes alegrias que vivemos. Não há como não aproveitar momentos assim, em família e com amigos, para rever lugares e pessoas especiais. Melhor tempo não há para rever, com outro olhar, espaços da cidade que no nosso cotidiano de trabalho não frequentamos com regularidade.

Maceió é um dos destinos do verão no nordeste. A cidade está lotada, colorida, uma babel de sotaques e falares de vários lugares. Gosto imensamente de estar em espaços que permitam o convívio, as interações com diversas culturas, diversos falares do país e do mundo e aproveito bem esses momentos de receber parentes e amigos para circular pela cidade e por municípios do entorno. Eu revejo, eles conhecem, nós nos divertimos.

Essa é a ideia. Gosto de fazer isso em minha cidade porque é um bom motivo de levá-los a conhecer um pouco dos costumes, da culinária local, um pouco do nosso jeito alagoano de ser, mas por gostar de receber, de sair e fazer as honras da casa às pessoas que nos visitam, tenho me policiado para não me aborrecer com o tratamento dispensado em bares, em restaurantes e até nos quiosques de tapioca, sorvete e água de coco, points que todos querem conhecer e aproveitar no verão. Os preços dobram, o atendimento é péssimo, enfim, a exploração é acintosa.

Pergunto sempre a quem quer ir a uma praia mais badalada: Gosta de muvuca? De vendedor lhe empurrando todo tipo de produto de 02 em 02 minutos? De bares que vão lhe cobrar o dobro por qualquer tipo de prato em tempos normais? Gosta de atravessar um “mar de gente” até chegar à água?

Então vamos...

Desculpem começar o ano destilando indignação, mas gostaria que os comerciantes de todos os ramos aqui da minha terra tratassem com respeito quem lhes garante o sustento, que não quisessem lucrar no mês o que não conseguem o resto do ano.

Desculpem por achar que as belezas naturais, o calor humano, a simpatia e a receptividade de minha gente pudessem minimizar a péssima imagem que fazem de nós pelos índices divulgados de analfabetismo, de violência, de escândalos ligados à corrupção, mas pelo andar da carruagem, muitos sairão daqui achando que conheceram também o paraíso dos exploradores.

Desculpem a chatice assumida. Certamente sabem que explorar o turismo não é o mesmo que explorar o turista, mas não custa relembrar.


Cineas Santos - Um ano realmente novo

Preciso de um ano novo,
que garanta o ano inteiro:
paz, saúde e algum dinheiro...

Chuva na medida certa,
muito amor,muita poesia,
combustíveis da alegria.

Tempo pra pessoa amada
alta a chama da paixão:
que não me falte tesão!

Ano novo sem remendos,
sem trincas e sem fissuras,
folha limpa, sem rasuras

Na qual eu possa escrever
sem receio e sem pudor
ardentes versos de amor.

Que reine a delicadeza,
e cesse todo perigo,
um ano que seja amigo.

O que de bom me vier
(nem contarei até três)
dividirei com vocês.


Aleilton Fonseca nas paradas cênicas

De Nhô Guimarães

Exposição Billy Gibbons (convite)

De Exposição Billy Gibbons (convite)