terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cineas Santos - Sanfonas no sertão

Graças ao talento e à competência do Sivuca, o Piauí perdeu um péssimo sanfoneiro: eu. Menino, a exemplo dos outros moleques da minha aldeia, eu tinha um sonho recorrente: ir a São Paulo, ganhar um dinheiro graúdo, comprar uma sanfona vistosa e voltar para o sertão. Por amor à verdade, devo confessar que não era exatamente a música que me atraía. Vogava entre nós a crença de que o caminho mais curto entre um homem e o coração de uma mulher era o toque de uma sanfona. Havia, contudo, um problema a ser resolvido: superar a minha indeclinável vocação para pedra, herança do velho Liberato. Assim, foram-se irmãos, primos, tios, amigos... Alguns voltaram com suas sanfonas escandalosas, ostentando dentes de ouro, anéis de rubi, sapatos bicolores; outros se converteram em notícias tristes. Quanto a mim, fui ficando, ficando... Um dia, o irmão mais velho regressou, trazendo uma Scandalli vermelha, de 120 baixos. Durante alguns meses, judiei do instrumento e o máximo que consegui foi rascunhar um bolero de contagiante tristura. Uma noite, ouvi no rádio, uma entrevista com o Sivuca. Quando lhe perguntaram se tocar daquele jeito era fácil ou difícil, o endiabrado sanfoneiro respondeu: “Ou é fácil ou impossível”. Entendi o recado: desisti de tornar-me sanfoneiro. Não deixei,contudo, de gostar de sanfona.

Mas toda essa arenga é apenas para dizer da minha satisfação por estar contribuindo, ainda que minimamente, para a realização do 1º Festival de Sanfona de São Raimundo Nonato, que acontecerá, entre os dias 25 e 28 de agosto do ano em curso, na sede do município. A iniciativa não poderia ser mais oportuna. Existem na região dezenas de sanfoneiros, alguns muito bons. No município de Dom Inocêncio, por exemplo, de cada dez garotos, nove aprendem a tocar sanfona. O décimo se faz zabumbeiro ou “cobrador de cota”. Entre as atrações que já confirmaram presença no festival, destacam-se: João Cláudio Moreno, Vagner Ribeiro e o Valor de PI, Ivan Silva e Josué Costa. Estamos negociando a vinda do Adelson Viana, um dos mais completos instrumentistas do Brasil. Durante o evento, haverá palestras, oficinas e workshops com as feras do acordeom. Dividido em duas categorias – amador e profissional – o festival tem como principal objetivo propiciar aos jovens sanfoneiros um estímulo para que possam dar continuidade a uma tradição que, a despeito das dificuldades, tem resistido bravamente. 

É louvável, sob todos os aspectos, a iniciativa da Prefeitura de São Raimundo Nonato ao estimular uma atividade que nunca deixou de ser praticada pelos catingueiros da região. Longa vida ao nosso Festival.


Nenhum comentário: