sábado, 10 de novembro de 2012

A música do poeta Salgado Maranhão


O poeta Salgado Maranhão é conhecido Brasil adentro e Brasil afora (desde setembro que ele se encontra nos States fazendo poesia nas universidades americanas), mas o compositor Salgado Maranhão nem tanto assim, embora tenha um cd de primeira na praça, mas que não toca no rádio nem no Domingão do Faustão por não ser música consumível (do juízo), não conter a profundidade poética da axé music, nem o reboleichê-o-chó de uma Joelma da Banda Calypso.

É um cd altamente consumível pela alma dos escolhidos, com treze faixas das quais a primeira e a última são poesias declamadas pelo próprio autor, que sofreram uma pequena e necessária (ao clip) reedição. Em cada música ele conta a sua origem, no encarte que acompanha o disco, como a música do clip, Caminhos de Sol, um caso de amor e desespero do grande poeta, músico e compositor Herman Torres e que está transcrito no vídeo. Abaixo, as faixas e seus intérpretes:

01 FARRA (POEMA) SALGADO MARANHÃO
02 RAPSÓDIA – ELBA RAMALHO
03 CAMINHOS DE SOL – RITA RIBEIRO
04 REVELA – SELMA REIS
05 RECATO – PAULINHO DA VIOLA
06 TREM DA CONSCIÊNCIA – ZECA BALEIRO
07 AVE CIGANA – DOMINGUINHOS
08 VOO LIVRE – ZÉ RENATO
09 DIAMANTE BRUTO – ALCIONE
10 FEITO PASSARINHO – AMÉLIA RABELLO
11 DO PRINCÍPIO AO SEM FIM – SANDRA DUALIBE
12 AMORÁGIO – IVAN LINS
13 A PELAGEM DA TIGRA (POEMA) SALGADO MARANHÃO

Quanto ao último track, devo avisar aos mais afoitos que o feminino de tigre é tigra, e não tigresa, conforme a música do mano Caetano que agora, sem ter mais Lula na presidência, deu pra pegar no pé do filólogo Marco Bagno.

No mais, não me perguntem onde comprar porque o meu eu ganhei do próprio, numa tarde de porre sob o céu da Pajuçara, mas assim que ele chegar dos States (acho que só vem depois da posse de Obama) perguntarei a ele e direi aos interessados em conhecer o lado compositor do grande poeta (dizem que ele é o maior poeta vivo, mas não direi isso porque vocês poderão dizer que estou puxando o saco do amigo) Salgado Maranhão.





Nenhum comentário: