domingo, 11 de novembro de 2012

Cineas Santos - Da importância de aprender Matemática

                      

          Aos 18 anos de idade, a jovem retraída sonhava fazer medicina, curso difícil, caro e demorado. Como sabia fazer contas, não teve dificuldade para perceber que, mesmo passando no vestibular naquele ano (2010), precisaria de pelo menos dez anos para começar a ganhar algum dinheiro com a profissão. Fez mais contas e o resultado não lhe pareceu animador: mesmo que conseguisse emprego com excelente salário – dez mil reais por mês – precisaria de mais uns dez anos, economizando cada centavo, para amealhar um milhão de reais. Tempo demais para quem tinha  pressa e fome de vida. Vai que, uma noite qualquer, fossando, na internet descobriu um concurso fascinante, o Virgins Wanted, promovido por um produtor de cinema australiano. Sem pestanejar, inscreveu-se. Farejava ali a possibilidade de faturar um dinheiro graúdo sem a necessidade de alisar banco de escola por tanto tempo.

          Dois anos depois, por razões que nem ela mesma sabe explicar, acabou sendo escolhida. De pronto, aceitou participar do jogo que consistia em leiloar a virgindade pela internet. Como boa jogadora, entrou de cabeça no projeto pronta para o que desse e viesse. Pragmática, afirmou: “Pode acontecer de tudo, não tenho preferência por um tipo de pessoa. Para mim, isso é um negócio e num negócio não escolhemos o comprador. Não penso muito no ato em si. Como é uma coisa que nunca fiz, é difícil dizer. Gostaria que fosse alguém que me compreendesse e que fosse carinhoso. Seria legal, mas a pessoa não tem essa obrigação”. Simples, prática, certeira.

          Concordando ou não com a decisão da jovem, é impossível negar-lhe tino empreendedor. Como num passe de mágica, a virgem saiu  do anonimato para as telas de TV e páginas dos principais jornais do Brasil. Só a Folha de São Paulo, o jornal de maior prestígio no país, dedicou pelo menos meia dúzia de matérias  ao assunto, com artigos de colunistas do nível de Carlos Heitor Cony a Cantardo Calligaris, para citar apenas dois. A exemplo de tantas outras nulidades guindadas ao estrelato, a mocinha tornou-se uma “celebridade”. Não se espantem se o Sumo Pontífice se manifestar sobre o tema, mesmo que seja para condená-lo. Indiferente à opinião pública, a cidadã afirma:Essas pessoas não me conhecem. São opiniões preconcebidas da minha pessoa. Eu já estava preparada para as críticas, não esperava a bênção de ninguém”.

          Encerrado na semana passada, o leilão teria alcançado a cifra, nada desprezível, de 1,5 milhão de reais. O grande vencedor foi o Sr. Natsu, um japonês com muito dinheiro e pouca imaginação. O ato se consumará a 18 mil pés de altitude, num jato fretado para tal fim, entre os EUA e a Austrália, sem direito a preliminares ou cabritagens, como se diz no sertão.

          Pensam que a jovem empreendedora pretende parar por aí? Ledo engano: consta que, picada pela mosca azul, a moça já pensa na possibilidade de tornar-se apresentadora de um programa de TV; de preferência, destinado ao público jovem. Por favor, não façam essa cara de espanto: temos precedentes piores na TV brasileira.  De tudo isso, sobra uma lição: saber rudimentos de matemática pode fazer uma enorme diferença na trajetória de um vivente!
         

 
     


 

Nenhum comentário: