quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cineas Santos - Previsões provisórias de um falastrão

       Desde muito pequeno, sofro de uma enfermidade bastante grave: incontinência verbal. Falo muito além do necessário e, como qualquer falastrão, acabo dizendo bobagens. Acidentalmente, digo coisas que deveriam ser levadas a sério, mas quem daria crédito a um boquirroto?  Um exemplo: há uns 30 anos, numa aula de redação, conversávamos sobre a má distribuição da renda no Brasil. Lá pelas tantas, afirmei: as elites brasileiras (a expressão estava na ordem do dia) têm sido bastante competentes na defesa dos seus interesses. Desde a época das capitanias hereditárias, governam o país como se estivéssemos na Idade Média. Aos bem-nascidos, tudo; aos outros, as sobras gerais. A despeito disso, também cometem erros graves. No meu entender, estão subestimando o poder dos meios de comunicação de massa, notadamente o rádio e a TV. (à época, não existiam as redes sociais). Em curto espaço de tempo, os desvalidos não se contentarão com as migalhas atiradas da mesa da casa grande. Se essa gente se insurgir contra a “ordem estabelecida”, as coisas poderão complicar-se. A insurgência, por uma série de razões, começará no Rio de Janeiro. Por oportuno, uma observação: um ex-aluno, que assistira àquela aula, publicou o que estou afirmando no jornal Diário do Povo.

          Pouco tempo depois, li uma entrevista com o sociólogo Marcos Alvito, autor de “As cores do Acari”, na qual ele afirmava que os filhos dos favelados, ao contrário dos pais, já não se contentam com o rádio, a televisão, a geladeiras e outras pequenas “conquistas”. Querem mais, muito mais.   

          Infelizmente, os dois estávamos certos. A moçada da periferia resolveu demonstrar que os Titãs tinham razão: “A gente não quer só comida/a gente quer comida/diversão e arte”. De repente, como uma torrente incontrolável, resolveu ocupar todos os espaços: praias, ruas, praças e, agora, “o espaço seguro” dos shoppings. Com a utilização das redes sociais, mobilizam-se e derrubam a última muralha a separar os bem-nascidos da ralé.  Os “rolezinhos” estão tirando o sono de muita gente: comerciantes, industriais, governantes. A classe média está em polvorosa. Quando questionada, a molecada recorre à Constituição que garante a todos o direito de ir e vir. Não há como impedi-la de circular livremente sem o uso da força.

          Não quero bancar o profeta do apocalipse, mas podem apostar que este ano o bicho vai pegar: a combinação copa do mundo + eleições é nitroglicerina pura, como afirmava aquele ministro que (como direi?) papava a colega de ministério. Não fosse ano de eleição, a polícia desceria o porrete sem pena nem dó. Mas, à cata de votos, que candidato vai querer assumir o papel de truculento? Por falta de coisa melhor, deixo aqui a sugestão para o título de um documentário: a hora e a vez dos que nunca tiveram voz nem vez. Quem sobreviver, verá.
         


Nenhum comentário: