terça-feira, 19 de maio de 2009

COISAS DO JUNCO

Esta foi contada por Jânio Esiquiel.

-->
"Em meados dos anos 90 o então prefeito Wilson Cruz fez um carnaval fora de época no Junco para comemorar a emancipação política da terra. Trouxe um dos melhores trios elétricos da Bahia. Era um caminhão tão grande que alguns amigos e eu ficamos com medo quando o vimos descendo a Ladeira Grande.

A cidade estava em festa. Meios-fios pintados, foguetório explodindo no céu e o povo exibindo suas melhores vestimentas. O trio elétrico começou a tocar e o povo, em vez de pular, ficava olhando admirado. Por volta do meio-dia, quando a cachaça subiu à cabeça, alguns arriscaram abrir a rodinha. Um gaiato, bêbado, deu um soco no motorista do trio. Confusão maior não teria se tivesse batido no prefeito. O trio parou, o povo cercou o valentão e a polícia o levou preso.

Como é costume em toda cidade pequena o prefeito mandar prender ou soltar, uma fila se fez ao redor de Wilson pedindo para que o arruaceiro fosse solto. Era coisa da cachaça e coisa e tal e, sob tal argumento, Wilson pegou o microfone do trio e ordenou que os policiais o soltassem. Outra fila de descontentes se formou, alegando que o cara era arruaceiro, sempre arranjava confusão e ia terminar com a festa. Wilson tornou a pegar o microfone e mandou os policiais prender novamente o valentão. Nova fila de cabos eleitorais pedindo a favor do preso, que era coisa da juventude e que ele ia se comportar.

Quando os soldados iam chegando à porta da Delegacia, ouviram nova ordem do prefeito mandando soltar o preso. Antes que o mesmo desaparecesse no meio da multidão, o prefeito deu nova ordem de prisão. Com a polícia ainda no meio do caminho, o arruaceiro subiu no trio, pegou o microfone e falou revoltado para o prefeito:

– Porra, Wilson! Afinal de contas, vai me prender ou vai me soltar?! Resolva logo essa porra!"



4 comentários:

Tom Torres disse...

Eu me lembro dessa festa, Jânio. Eu cheguei à noite e Paulinho Boca de Cantor estava cantando. Fez até uma pegadinha com Wilson em frente à casa do Edgarzão.

José Pedreira da Cruz disse...

Hilario interessante bem humorado

Luckas disse...

Mais dos hilarios casos de nosso ex prefeito,(figura) wilson cruz,e mais um causo de nossa cidadezinha cheia de personagems ao longo dos anos.... smepre acontecendo essas paradas q só aqui mesmo rsrsrsrrs

Mislene Lopes disse...

Parabéns!Janio,mais uma jóia sendo lapidada!!!!és mais um dos bons frutos que essa terra dá! salve o Junco! salve, Janio!!!!Beijos!