terça-feira, 24 de novembro de 2009

QUE FIM LEVOU RACHEL?

De Goteiras


Rachel entrou na minha vida pela janela do acaso, para validar a sátira do Barão de Itararé ao velho aforismo “dizes-me com quem andas que te direi quem és”, ou, no caso itarareriano, “direi se te acompanho”. Na realidade, só conhecemos os verdadeiros amigos na hora da cobra fumar, e é nesse instante que descobrimos quem nos beijará pelas trinta moedas.

Nossos caminhos se cruzaram em um desses e-groups da vida, onde há mais combustível a alimentar a fogueira da vaidade humana do que para acender o piloto do talento intelectual de seus membros. Assim, a mão de um anjo guiou Rachel aos meus textos e ela, diligente e humilde, me mostrou um cacófato perdido nas minhas mal traçadas linhas. Dessa sua observação, nasceu uma grande amizade entre a gente que perduraria até hoje, caso o mesmo acaso não tivesse aberto a porta da frente onde ela escapuliu tomado rumo ignorado.

Não sei que fim levou Rachel. Rachel Santos. Disse apenas que ia se casar e sua nova realidade não se harmonizava com seus projetos culturais. Rasgaria seus textos, queimaria seus poemas e, imitando FHC, declarou incisiva e impenitente: Esqueçam o que escrevi. Despediu-se com um beijo e escafedeu-se pelo buraco negro cibernético, deixando todos atônitos e abobalhados, originando mil e uma especulações.

Dia desses, vagando pela internet, encontrei Rachel Santos. Seria muita coincidência encontrá-la aqui e, enquanto não abria a página de sua escrivaninha virtual, o coração palpitava festivo pelo possível reencontro. Seria ela? Não. Tratava-se de outra pessoa, mas, pelo visto, gente camarada também. Parei para leitura em seus textos e um me chamou a atenção pelo título: “Churrasco de Telhado”. A curiosidade é a mãe de todas as virtudes (e desgraças também), e quando me dei conta do paradoxo, havia esquecido Rachel visitando Rachel e a minha boca babava por um pedaço de carne.

O texto narra a história de um churrasco no Planalto Central, para comemorar o telhamento da casa de seu filho. Enquanto viajava na maionese, me lembrei de um acontecimento parecido na casa do meu cunhado. Contratou pedreiro, ajudante, mestre-de-obras, contramestre, arquiteto e meteram a mão na massa. Literalmente. Dois meses depois a casa estava pronta para morar. A família entrou em cena na mudança. Muita gente solidária, principalmente porque depois haveria um churrasco. Como não somos gaúchos, carne assada na casa dos amigos e parentes é coisa rara.

Churrasqueira acesa, cerveja gelada, acabou-se a vontade de carregar as tralhas. Os voluntários reuniram-se do lado de fora, em mesas e bancos improvisados. Perto do meio-dia o céu escureceu, o tempo fechou e desabou o maior toró. Correria geral para o abrigo seguro da casa ainda em inauguração. Mas havia alguma coisa errada com ela: do lado de dentro chovia tanto o quanto do lado de fora. Como seria possível? Alguém mais atento descobriu o mistério: haviam colocado as telhas do lado errado: a telha inferior estava sobreposta à superior, quando deveria ser o contrário.

Além de apagar a churrasqueira, a chuva apagou também o entusiasmo do dono da casa que suspendeu a farra e saiu atrás do mestre-de-obras, espumando feito cão raivoso e vociferando pragas que não se joga nem a inimigo tinhoso.

Nenhum comentário: