quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Começando o ano com Jeane Hanauer

Olá, meu povo! Fim de ano é natural que as atividades blogueiras esmureçam. O blogueiro também é filho de Deus e merece parafrasear o dito-pop "Pernas pro ar que ninguém é de ferro!" 

Apesar do reveillon ter passado, ainda continuo com um pé no ócio. Já que resolvi não viajar neste mês, os amigos e parentes resolveram me visitar e não posso deixar que eles cheguem aqui e fiquem entregues à própria sorte. Ou à ganância dos comerciantes que querem lucrar num mês o que eles não conseguem faturar durante o resto do ano.

Mas com a minha amiga Jeane Hanauer não tem disso não. Ela me disse que lá em Foz de Iguaçu enquanto se descansa, se carrega pedras. Desta vez a loirinha se apresenta com novo visual, e o seu Programa Repertório entrevista a atriz baiana (assim ela se sente) Cláudia Ribeiro, da Cia. de Teatro Amadeus, que fala, dentre outras coisas, do projeto cênico-biográfico de Arthur Bispo do Rosário, um misto de gênio e de louco. 

Arthur Bispo do Rosário foi um descendente de escravos nascido em Japaratuba, a dois passos de Aracajú, Sergipe, em 1911, se mudando para o Rio de Janeiro em 1925. No Rio, trabalha na Marinha Brasileira e na Light. Um dia, após um delírio místico, foi internado no Hospital dos Alienados na Praia Vermelha. Depois, diagnosticado como esquizofrênico-paranóico, é transferido para o hospício Juliano Moreira. 

Alternando loucura e lucidez, a partir de 1960 cria algo em torno de mil peças de arte, tombadas, em 1992, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural - Inepac, no Rio de Janeiro.



Apresentação: Jeane Hanauer
Produção: TVCOM FOZ (Foz do Iguaçu - PR)
Transmissão: NET canal 98 e TVA canal 99.
Exibição: domingos, 17h. Reprises: terças, 21h30 e quintas, 13h

2 comentários:

Jeane Hanauer disse...

Menino de Cruz das Almas!! quanta gentileza sua esta postagem!! Obrigada, querido!

Tom Torres disse...

De nada, amiga. Você merece. E parabéns pelo novo visual. Beijos.