segunda-feira, 3 de junho de 2013

Cineas Santos - O olhar de cada um



         Há coisa de três anos, venho fotografando flores nos monturos de Teresina, passatempo de velho. Já tenho material suficiente para publicar um livrinho com essa beleza sazonal e efêmera que não se mostra aos olhos apressados. A experiência já me rendeu uma exposição itinerante e algumas histórias engraçadas. Há poucos dias, numa manhã de domingo, eu fotografava as pequenas flores nas proximidades do Riverside, quando passou um conhecido, parou o carro e, com ar de galhofa, perguntou: “Está procurando ouro no lixo, professor?” A exemplo do velho coronel da Chapada, “dei o calado por resposta”.

         No início da semana passada, resolvi levar o projeto a um número maior de pessoas: fiz uma reportagem sobre flores dos monturos de Teresina para ser exibida no programa Feito em Casa. As imagens falam por si sós. O resultado me deixou bastante satisfeito. De quebra, ainda ganhei este arremedo de crônica. Segunda-feira, às 9 horas, na Rua Visconde da Parnaíba, filmávamos um terreno baldio recoberto de salsas de todas as cores, inclusive azuis, raras e belas. De repente, para um automóvel de luxo e uma madame, com ar assustado, baixa o vidro da porta é pergunta: “Tem  algum cadáver aí?”. O motorista que conduzia o carro da TV Cidade Verde respondeu: “Tem, mas ainda não localizamos”. A cidadã arrancou  de vez, queimando pneus no asfalto.

         O pessoal da equipe de reportagem começou a rir. Pensando bem, como na letra daquela velha canção, “o que dá pra rir dá pra chorar”. A atitude da senhora assustada, em seu carro de luxo, permite-nos fazer duas leituras. A primeira: hoje, todos nós, independentemente do estrato social, estamos apavorados, vazando adrenalina por todos os poros, prontos para fugir ante o menor sinal de ameaça. A segunda: a TV brasileira, com raras exceções, optou por mostrar o chamado “mundo cão” com toda a crueza que o caracteriza. Os telejornais exibem, em sequência, furtos, sequestros, estupros e mortes, com requinte de sadismo. Quanto mais sórdida a notícia, melhor. Depois de assistir a um dos telejornais da noite, qualquer um, temos a impressão de que o mundo está prestes a se acabar. Melhor esperar rezando.

         Alguém que, como eu, atreve-se a mostrar a beleza singela das flores de monturo, quando poderia estar exibindo cadáveres insepultos, não passa de um “desocupado ou alienado”. Estou ciente de que corro o sério risco de ser processado por flagrante atentado ao despudor reinante. Fazer o quê? Como diria meu irmão “menos louco”, Edison do Ministério de Nossa Senhora, “cada um, para o que nasce”. Nada além.

Nenhum comentário: