Aqueles que nunca tiveram um apelido na infância, jamais terão uma boa
história para contar. Se batizar João, se crismar João, se formar João e morrer
João ou outro nome qualquer, que graça tem? Êta vida besta, meu Deus! A
verdadeira felicidade consiste em se ter um nome para cada ocasião. Quem não
tem, trate de inventar um.
Jorge Silva Pacoa, o dileto sobrinho de Maricas Coxeba,
empacou ao ler um livro meu e descobrir que a sua tia, uma Guimarães de rocha,
tinha esse apelido. Ao contrário do povo do Junco que todo mundo foi, é ou será
Cruz e o que diferencia uns dos outros são só os apelidos, o povo de Inhambupe
tem essa mania de grandeza com o nome e sobrenome, apesar de agora abundar os
“dos Santos” e “da Silva”. Vou lhe processar! disse-me ele com todos os sinais
gráficos do mundo. Desafiei-o: vamos ao Junco saber se lá existiu alguma Maria
José Guimarães. Ele foi. Andamos de boteco em boteco entrevistando o povo,
pagando cachaça a uns, tira-gosto a outros, e ninguém nunca ouvira falar nesse
nome. Nem os mais velhos, nem os mais moços, nem os que ainda iam nascer. Mas
quando a pergunta era sobre Maricas Coxeba, ah! todo mundo abria um largo
sorriso: foi uma grande mulher! Até os fedelhos diziam que sabiam quem era. Ou
melhor, quem foi.
Maricas Coxeba foi a mulher mais importante do Junco, depois da
primeira-dama e da esposa de Zé do Padre, o motorista do ônibus que acordava o
povo às cinco da manhã para conduzi-lo até Alagoinhas. Escrivã da terra, aquela
que escrevia “é verdade e dou fé”, se se candidatasse a prefeita ganhava de
lavagem. Mas como a política é machista, nunca lhe deram essa chance.
Devo a ela a minha sobrevivência. Sem ela, seria um moço mais triste do
que sou hoje. Ou melhor, já teria morrido de tristeza. O que ela fez por mim é
digno de entrar nos anais da história.
Era um dia de sol, como todos os dias eram, e o meu irmão mais velho,
famoso no lugar por ser jornalista em São Paulo, chegou na surdina para tomar
um copo de umbuzada, coisa que em São Paulo não tem, disse ele. Quer dizer,
acho que disse, pois eu era pequeno e não me lembro bem. Foi uma festança. Meu
pai mandou matar um carneiro e as mulheres da redondeza ocuparam o terreiro.
Era mulher que não acabava mais, cada uma carregando uma cesta de umbu.
No auge da festa, ele prestou atenção em mim. Era a primeira vez que eu o via.
Perguntou à minha mãe:
- Mamãe, como é o nome desse moleque?
- Mamãe, como é o nome desse moleque?
- Moleque – respondeu ela, carinhosamente sentido asco.
- Não. Falo do nome de registro.
- Tonho de Lisboa.
- Tonho de Lisboa?! A senhora não sabe que isso não é nome de gente?
- Olhe pra ele: vê se isso é gente!
Ele me olhou penalizado, me deu um cascudo que afundou a minha moleira e
retomou a conversa.
- A senhora não sabe que maltratar animal é crime?
- Mas ele não é um animal. É só um coisa. E Tonho de Lisboa é só um nome.
A maioria dos Tonhos de Lisboa se suicida antes de completar os quinze anos.
- Sei disso. Foi por isso mesmo que dei esse nome a ele.
- E papai, o que diz?
- Toda vez que olha pro moleque, ele diz: “Se tivesse nascido mais feio podia
matar que era monstro”. Satisfeito?
- Não. O moleque ainda tem jeito. Vou falar com Maricas Coxeba.
Assim falou Zaratustra. Não sei o que ele fez para convencer a escrivã a mudar o meu nome, só sei que, graças a ela, consegui me livrar de ser um Tonho de Lisboa e transpor a adolescência sem a vontade de me matar.
Assim falou Zaratustra. Não sei o que ele fez para convencer a escrivã a mudar o meu nome, só sei que, graças a ela, consegui me livrar de ser um Tonho de Lisboa e transpor a adolescência sem a vontade de me matar.