terça-feira, 26 de maio de 2009

Letras do Junco, literatos de Sátiro Dias

Por Luiz Eudes


Fotos retiradas do Orkut de Cristiana Alves


Seria uma semana como outra qualquer na capital baiana. Seria se não fosse o fato de que naquela semana estiveram reunidos no Centro de Convenções da Bahia escritores de todo o país. O local transformou-se em um celeiro de intelectuais, editores e livreiros em busca de solo fértil onde pudessem semear letras aos montes e colher leitores. Afinal já dizia o vate Antônio de Castro Alves “Bendito seja aquele que semeia livros as mãos cheias”. Então, porque não semear?


Seria uma tarde de domingo como outra qualquer se três junquenses não estivessem na grade de programação dos semeadores da Bienal do Livro da Bahia: Cristiana Alves, poetisa e cronista, lançando o seu mais novo livro “Sabor de uma lembrança” em tarde concorrida, reunindo boa parte do povo letrado do Junco no estande da Litteris Editora onde este aprendiz de escriba também autografou a sua participação no “O que é que a Bahia Tem”, não sem antes ter sentado na mesa da Câmara Baiana do Livro para assinar o “Contos e crônicas para viagem”.


O final se fez feliz quando o Café Literário ficou repleto de estrelas da literatura baiana sob o comando do melhor de todos de toda a sua geração, o junquense Antônio Torres (brilhante escritor e melhor ainda como amigo) que falou para uma platéia atenta e capaz de apanhar os frutos da colheita.


Seria uma semana como outra qualquer se três literatos não tivessem levado o seu povo a desfilar sua simpatia e simplicidade entre livros e autores no coração da intelectualidade baiana, brasileira e, também, estrangeira.


E viva o Junco! Viva Sátiro Dias!




Um comentário:

Mislene Lopes disse...

viva!!!! e com muito orgulho!Parabéns a essas jóias