segunda-feira, 12 de abril de 2010

Crianças - Monteiro Lobato


De carro de boi, na cidade de Caetité, Bahia, Brazil



A gente anda por aí e de vez em quando dá de cara com uma raridade jogada ao léu, olhando pra gente feito cachorrinho abandonado, com aquele olhar pidão de “quero aconchego”. Foi assim que Edna deu de cara com um livro não muito conhecido (ou não muito divulgado) de Monteiro Lobato, porém não menos perspicaz que seus outros livros. Chama-se “Mundo da Lua e Miscelânea”, um verdadeiro achado do diário de Monteiro Lobato. Transcrevo abaixo a primeira estória do diário, por muito se parecer com o arraial do Junco dos meus tempos.

Crianças

As primeiras impressões da vida começada a folhear como a um grande álbum de figuras...

Tem três anos o filho do meu vizinho. Está no período encantado, em que se voltam as primeiras páginas do livro da vida, as páginas de cor onde aparecem o boi, o cachorro o cavalo, os gatos. Adora-os e sempre que pode planta-se à janela à espera de bichos. Bate palmas se avista um longe, e espera-o atento, lábios entreabertos, nesse enlevo das crianças que é metade medo, metade surpresa.

Bois, conhece-os a fundo, visto que mora fronteiro a um armazém onde todos os dias batem carros vindos das fazendas próximas. Mas só os conhece assim – na canga, jungidos ao carro, formando um bloco cheio de pernas, chifres, fueiros e rodas. O boi é, para ele, esse conjunto monstruoso, que anda, muge, roda, rechina.

Ora, aconteceu que passou pela rua uma vaca. O menino empertiga-se, franze a testa, abre a boca e, num pasmo, grita para dentro:

- Mamãe, venha ver um boi sem rodas!...

Lobato, Monteiro. Mundo da Lua e Miscelânea. Editora Brasiliense. 15ª Edição. 1982. P. 15.


Nenhum comentário: