quinta-feira, 6 de maio de 2010

SOBRE A ORIGEM DO NOME PAPAGAIO VINTÉM

Ou: Um Conto de Especulação

NA - O conto abaixo em nada tem a ver com a choparia paulista, mas com um restaurante no pé da Ladeira de Bidô, no arraial do Junco, com esse nome.


De Papagaio


Na Ladeira de Bidô havia uma forja e um ferreiro. Havia também muitas crianças brincando de patinete e um papagaio muito falador. O ferro na bigorna e o martelo a cantar: “téin! téin! téin!”, em extremo gozo tirano do vencedor sobre o vencido, o escárnio do forte sobre o fraco, o supremo júbilo da subjugação do aço aos seus caprichos.

– Téin, téin, téin! – repetia o papagaio, que não mais dizia “hu! tabaréu!”, desorientado que estava com tanto martelar. Era um desassossego só, mal o sol raiava e o martelo cantava em estridência ritmada, acordando o povo para mais um dia de labuta, nas roças, ou nas repartições públicas, que nessa época, se resumiam a apenas duas. Acordava também o papagaio, para mais uma lição musical.

“Téin, téin, téin”, era a canção mais ouvida, cobrindo um raio de dois quilômetros, silenciando apenas quando o ferreiro Bidô parava para tomar uma caneca de café ou então para ralhar com o seu neto Renan, que gostava de jogar pedra nos meninos. O papagaio, por puro instinto de papagaio, rompia o curto descanso do martelo em metálicos e melódicos chalreios: “téin, téin, téin”.

Por causa disso, o povo passou a chamar o louro de “papagaio Téin” e ele ficou muito famoso e atraiu muitas crianças que queriam ouvi-lo cantar “téin, téin, téin”, nos intervalos em que o ferreiro Bidô usava para ralhar com o seu neto Renan ou para tomar uma caneca de café, conforme foi dito acima.

Um dia, o papagaio Téin se cansou da melodia, se abusou da gritaria da molecada e do martelo que só sabia uma música e resolveu procurar outras plagas, onde houvesse diversidade musical e os meninos fossem mais educados e menos barulhentos. Aproveitando uma noite de lua cheia, em que o povo se encontrava sentado na calçada da igreja fazendo serenata, o papagaio Téin arrumou as malas e partiu, sem deixar nenhum bilhete de despedida nem rastro de sua fuga. No outro dia, mais ou menos no horário em que o ferreiro Bidô ralhava com Renan, o povo se preparou para ouvir o papagaio e... nada. “Que é de Téin?”, perguntava-se aflito o povo. “Será que foi comido pelos gatos?”, especulava-se. Desencadeou-se então uma verdadeira onda de vingança pela cidade, sendo colocada a prêmio a cabeça dos gatos, não ficando nenhum felino vadio para contar a história. As crianças choravam a rodo. As aulas foram suspensas e o ferreiro Bidô deu uma surra no neto Renan, desconfiado de que o mesmo estivesse por trás do sumiço do papagaio. A oposição colocou a culpa no prefeito que, para mostrar serviço, decretou luto oficial de três dias e enviou projeto à câmara de vereadores dando o nome do papagaio a uma rua que ia ser inaugurada.

Os anos se passaram e quando o povo começava a se conformar com o sumiço do papagaio, eis que, no meio de uma missa, um garoto irrompe igreja adentro, gritando feito um alucinado, interrompendo o sermão do padre:

– Eu vi Téin! Eu vi Téin! O papagaio! Vi Téin na televisão! Ele tá cantando numa banda de pagode! O papagaio! Vi Téin!

2 comentários:

maria olimpia alves de melo disse...

Passei por aqui Tom e juro não sei o que comentar. Tein que comentar?

Anônimo disse...

Ιn thе case of сash stгategу, thеre is the thought out charges
anԁ also out-оf-the-ordіnary chargеs that will іdiоt in place stеalthily taking u .
s . totally uninformed. Fοг instancе, it's possible you'll skіn thе requirement to vacation at
a great ailing diѕtаnt relative utіlizing your family
members οr reԁο thе watег system in your reѕidence.
The сar mаy pοssibly dіgest аnd
probably ԁo сall foг ѕignifіcant repairѕ as wеll аs everуone aѕ well as all youг familу fellow member wіll ргοbably сraѕh ѕad rеquiring sρeedy medical attentiоn.
Evеry one of thеse гequire
а toll wіth yοur spenԁіng buԁget and disсover ωіll nееd urgent caрital foг you to hοld
most pеople thrоughοut beforе
future payԁaу. Cuггentlу
easy payday advanсes to aiԁ shoppers сope ωith fiscаlly eхtremely troubling events.


doеs a great job ԁuring rеlated thе propеr mortgage company when
uѕing the ѕhοpper inѕide neeԁ to have.
Мoѕt οf us know the vаlue from woгking tοgether with
loan meгchants ωho ? re well-ρerforming, qualified and hοnourable.

Many of uѕ conѕider a lot of time testing loan credіtοrs meant for еxpertisе earlіer than whісh іnсludes all of them
іn the interact. Barstoοlѕ2u .
сom оffers an ехcеllent
software ѕo you might choose the proper loаn mеrchant according to
your ԁіstinctiνе wаnts.

Here iѕ my website kredyt bez zatrudnienia