terça-feira, 2 de novembro de 2010

Nas pegadas do cangaço


Em “Essa Terra”, livro do escritor baiano Antonio Torres, Totonhim, narrador da estória, trava o seguinte diálogo com o seu irmão Nelo, personagem central do livro:

“–  Lampião passou aqui.
   Não, não passou. Mandou recado dizendo que vinha, mas não veio.
   Por que Lampião não passou por aqui?
    Ora, ele ia lá ter tempo de passar neste fim de mundo?”

Esse lugar denominado de fim de mundo por Nelo, não é um lugar fictício, mas a cidade de Sátiro Dias, metade sertão, metade litoral norte baiano, hoje com uma população de vinte mil habitantes, todos orgulhosos de, ao menos, Lampião ter se lembrado do lugar, sinal de que eles tiveram lá alguma importância no seu passado histórico.

A figura controversa de Lampião até hoje povoa e fascina o imaginário popular, com suas histórias ou estórias, verdadeiras ou falsas, que um dia transformarão o mito antropológico sertanejo na mais pura lenda de grande evocação poética, elevando-o da condição de bandoleiro para o pedestal dos santos mártires, com direito a liturgias matinais nos mosteiros e conventos.

Conforme o ceguinho de Águas Belas, em versos do poeta recifense Carlos Pena Filho, no poema “Episódio sinistro de Virgulino Ferreira”, tal evento já aconteceu, quando faz crer que a encarnação de Lampião foi puro delírio coletivo:


“(...)
                      VI

A feira de Vila Bela
Tem chocalhos para vacas.
Na feira de Vila Bela,
Feijão e pó nas barracas,
Na feira de Vila Bela,
Arreios, cordas e facas.

Na feira de Vila Bela,
Chapéus de couro, alpercatas.
Na feira de Vila Bela,
Um ceguinho pede esmola.
Na feira de Vila Bela,
O cego e sua viola:

– A lenda tem pés ligeiros
E corre mais no sertão,
Corre mais do que  lembrança,
Mais que soldado fujão.

Corre mais que tudo, só
Não corre mais que oração
E isso mesmo quando é feita a
Padre Cícero Romão.

Hoje todo mundo sabe

Quem foi ele, o capitão.
Junta o sabe e o não sabe
E inventa outro Lampião.

Mas dele mesmo, não sabem
E nem nunca saberão,
Pois ele nunca viveu,
Não era sim, era não.

Como essas coisas que existem
Dentro da imaginação.
Quem puder que invente outro
Virgulino Lampião.”



Se Lampião, o encarnado, mandou recado ao povo de Sátiro Dias, nessa época apenas um arruado chamado arraial do Junco, com uma praça, uma capela, um delegado e um soldado de polícia – medroso que só, segundo contam os viventes de então –  dizendo que ia lá, e não cumpriu a palavra por ter coisas mais importantes a fazer, o rei do cangaço acampou em sua sede, a cidade de Inhambupe, e lá fez suas estripulias. Contava o meu pai, sempre com um sorriso de satisfação nos lábios, que um primo nosso de Inhambupe, nessa ocasião dono de uma loja de tecidos, negou um pedaço de pano para uma senhora necessitada, na presença do Capitão Virgulino Ferreira. Este, indignado com a velhacaria do comerciante, deu ordem aos seus cabras para invadir a loja, pegar as mercadorias existentes lá, e distribuir entre os mais carentes da cidade. O povo fez uma festança. O dono da loja esperneou, esbravejou e Lampião ordenou que ele fosse pendurado de cabeça para baixo no poste mais alto da praça. Passou um dia e uma noite distraindo a molecada como um judas em sábado de aleluia, vindo a ser solto a pedido do mangangão político local que acoitava o bando mais temido e ao mesmo tempo mais amado da história do cangaço.
Cresci ouvindo o meu avô chamar Lampião de bandido e de outros adjetivos nada abonadores, enquanto o meu pai, sempre de visão romântica, dizia ser ele, o rei do cangaço, um justiceiro mal compreendido. E nos contava episódios em que ele posava de mocinho, defendendo os fracos e oprimidos da vilanesca tirania do coronelismo de então.

A Bahia veio a conhecer o cangaceirismo de Lampião depois que ele, acossado pelos macacos, foi obrigado a atravessar o Rio São Francisco, se acoitando no Raso da Catarina, cujos habitantes, remanescentes ou descendentes dos seguidores do Conselheiro, ainda ressentidos da crueldade do massacre da Guerra de Canudos, lhe deram guarida sem maiores delongas. Consta que, no deslocamento do bando para a região de Inhambupe, Lampião, rosto ainda desconhecido da maioria da população, no caminho puxou conversa com uma senhora, pote d’água na cabeça e marcas de sofrimento no rosto curtido pelo sol causticante da região:

  Bom dia! A senhora não tem medo de encontrar Lampião por aí? – perguntou matreiro.
    Não. Dizem que ele é um bom moço.
    E se a senhora se encontrasse com ele, o que fazia?
  Ah, meu filho, eu lhe pedia uma ajuda para comprar “um de comer”!
O rei do cangaço puxou da algibeira um maço de contos de réis e entregou para a senhora, que de tão maravilhada que ficou, o chamou de santo.
Quando o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil, em 1759, o interior do país, principalmente dos sertões nordestinos, perdeu sua principal via de ligação aos centros urbanos mais desenvolvidos e esse isolamento causou o despovoamento das reduções e missões, ocasionando a proliferação do cangaceirismo e do jaguncismo, que aterrorizavam a população remanescente em investidas de assaltos ou de crime de morte por encomenda. O fiel da balança da Justiça pendia sempre para o lado mais forte, causando um sentimento de revolta e de anarquia jurídica na população. Deste modo, acendia no povo a devoção pela lei de Talião, olho por olho, dente por dente, praticada pelos cangaceiros, que, ao atacarem os poderosos, caíam na simpatia da população social e economicamente marginalizada, sendo idolatrados por alguns.
Em um Nordeste predominantemente agrícola, cujo trabalhador rural se submetia a uma árdua jornada diária de onze horas, sob um sol inclemente esquentando o juízo do infeliz por uns míseros 500 réis, que não davam nem pra comprar um quilo de carne que custava quase o dobro (800 réis), ser cangaceiro significava poder realizar o sonho de liberdade econômica e de sentir o saboroso afago na vaidade, pois o cangaço, além de propiciar o ganho rápido de dinheiro, também proporcionava fama e respeito.
Como a fome não sustenta bandeira ideológica, nem a humilhação das injustiças praticadas pelos poderosos dá suporte necessário à manutenção da Fé, colocados juntos na balança da Providência Divina, os coronéis de um lado e os virgulinos do outro, certamente estes últimos se livrariam do Fogo Eterno do Inferno ao pousarem leve como plumas flutuantes na bandeja das ponderações etéreas, vítimas de uma realidade severina e cruel; e os primeiros, os coronéis, braço econômico da Lei, da Moral e da Justiça,  afundariam como chumbo mergulhado na água, sob rigorosa acusação de serem os verdadeiros mentores, agenciadores e algozes dos Lampiões.



segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Deu no Correio Braziliense em 28/10/2010


 Uma homenagem ao amigo Ibys Maceioh (camisa azul, na foto)


Com entrada franca, roda de choro encerra 5º Festival Nacional de Choro


As nuvens choravam, mas a aproximação da sala na Unip onde iniciava a oficina em Brasília do 5º Festival Nacional de Choro não suscitava uma amplificação da melancolia. A sonoridade alegre da polca lundu Ora veja, do filho de Pirenópolis Antonio da Costa Nascimento (1837-1903), o Tonico do Padre, iluminava o dia nublado nos acordes do piano, bandolim, violão, cavaquinho, pandeiro e da flauta. “A polca é a mãe do choro, casou com o lundu”, ensina em tom jocoso o professor deste último instrumento da Escola Portátil de Música, Toninho Carrasqueira.

Embora alguns pesquisadores justifiquem o nome do gênero a um tom choroso, para Luciana Rabello, que ensina cavaquinho, a explicação de Luís da Câmara Cascudo é a mais provável: o termo teria surgido do “xolo”, baile típico dos escravos nas fazendas. O fato demonstra a origem mestiça do choro, que em si promove misturas entre vários tipos de valsa, o schottisch, a habanera, o maxixe e o tango brasileiro, entre outros.

Fortemente ligado à “cidade dos pianos”, epíteto para a capital do país na época da sua disseminação em meados do século 19, o gênero agregou mais tarde bandolim e pandeiro. Mas, “toca-se com o instrumento que se tem”, enfatiza Luciana, primeira mulher a participar de conjunto regional e gravações profissionais em um que fosse de “base instrumental” e não essencialmente solista. A musicista garante: “O choro é patrimônio do Rio de Janeiro e de todo o Brasil, e em breve será da humanidade”.
“História mágica que só tem som”, de acordo com Carrasqueira, a música não foge à métrica das quatro frases de quatro compassos em que a terceira é o clímax e a última apenas “termina para concluir”, num vaivém gradual que desvela um efeito de crescendo acumulado. E, após a conclusão, cabe “a vírgula”, a breve respiração silenciosa que deixa tudo em suspenso por um instante.

O aluno Luciano Marques, violonista em bares de Rio Verde (GO), onde mora, conta que o aspecto mais “dançado e balançado” faz de Ora Veja, de Tonico do Padre, composição mais fácil de se interpretar e afirma ser o terceiro festival seguido de que participa — só não veio no ano passado porque não houve, devido à falta de patrocínio.

Iniciativa da Escola Portátil, que há 10 anos vem, entre outras atividades, ministrando oficinas pelo Brasil com o intuito de divulgar e preservar o choro, o festival chega à sua quinta edição neste ano com abrangência inédita e realizações simultâneas aqui, em Porto Alegre e Belo Horizonte. Hoje, às 15h, haverá um concerto de encerramento com a participação de alunos e professores na Unip.

5º FESTIVAL NACIONAL DE CHORO
Roda de choro de encerramento da oficina, com a participação de professores alunos do evento, na Unip (SGAS 913, Cj. B). Entrada franca. Classificação indicativa livre.



sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Da Necessidade de Fazer - Cineas Santos

De 1822 - Laurentino Gomes


A cidadã, bastante judiada pelo tempo, aproximou-se de mim, olhou-me como se estivesse vendo um animal empalhado e disparou: - Quando o senhor vai se aposentar, professor? Engatilhei a resposta que a Dercy Gonçalves trazia, na ponta da língua, para esse tipo de pergunta: “Estou te incomodando?”. Segurei o freio de mão e recorri ao Bandeira: Quando a indesejada das gentes chegar... Pela cara que fez, não entendeu patavina. Como eu não estava disposto a cevar aquela prosa insossa, fiquei quieto. Se bem entendi, teria sido minha aluna, num desses cursinhos da vida, no milênio passado. Falou dos cursos feitos, dos casamentos desfeitos, dos filhos bem-sucedidos, da netinha “linda”, que já balbucia “bobó”... Ossos do ofício.
Quando a cidadã se foi, me dei conta de que talvez ela tenha razão: acho que já está na hora de eu sair de cena. Fiz as conta e espantei-me: são 41 anos de errâncias, sem direito a um descanso na loucura. Ao longo desse tempo, ministrei milhares de aulas, proferi centenas de conferências, editei todos os autores piauienses de expressão e promovi eventos culturais com a compulsão de quem só sabe fazer, fazer, fazer...É certo que, às vezes, bate uma tristeza, um desencanto e a sensação de que se eu não tivesse feito nada, o resultado seria o mesmo. Pra não morrer de vez, digo a mim mesmo: não posso ser maior do que sou. Respiro fundo e começo a engendrar novos projetos. Um exemplar temporão do homo faber. Nada além.

Aonde quero chegar? A lugar nenhum: eu já estou voltando. É que na semana passada, li o livro 1822, de Laurentino Gomes, o historiador de maior sucesso no Brasil. Laurentino, para quem não se lembra, é o autor de 1808, um best-seller brasileiro. A convite do Salipi, o pesquisador esteve no Piauí, visitou Campo Maior, conversou com intelectuais piauienses e recebeu de presente a Coleção Independência (cinco volumes – Ed. Fundapi)), editada pelo venerável prof. Santana, com a minha modesta colaboração. A estratégia deu certo: em 1822, há um capítulo dedicado à Batalha do Jenipapo. Lá pelas tantas, afirma o autor: “Ignoradas pelos brasileiros das outras regiões, as tumbas dos heróis anônimos do Jenipapo contêm uma lição. É um erro acreditar que as regiões Norte e Nordeste apenas ‘aderiram’ ao império do Brasil depois que a independência já estava assegurada no sul do país. Por essa interpretação equivocada, a decisão teria se tornado inevitável diante da consolidação do poder de D. Pedro no Rio de Janeiro e do enfraquecimento da metrópole portuguesa às voltas com dificuldades políticas e financeiras. Na verdade, a independência nessas regiões foi conquistada palmo a palmo ao custo de muito sangue e sofrimento”(p.188).

Finalmente, um historiador sério, depois de ler as obras que editamos, resolveu mostrar ao país o papel do Piauí nas lutas pela independência do Brasil. Pode parecer pouco, mas já é o primeiro passo. Eis por que vamos continuar fazendo, fazendo, fazendo, até que a indesejada das gentes nos convoque para a viagem do esquecimento. Assim seja.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cenas Cariocas - Luís Pimentel



No Hospital do Andaraí, onde, segundo o Aldir Blanc, “tu entra cajá e sai caqui”:
Depois de dois dias na fila, a paciente consegue falar com a recepcionista e recebe uma senha, para ser atendida daí a seis meses.
– Seis meses?! Até lá eu já morri!!! – esbraveja.
E a recepcionista, bem prática:
– Neste caso, peça a alguém para telefonar desmarcando.
***

– Me dá um autógrafo! – diz o guri pro galã global, em frente ao Rio Sul.
– Pois não. Me dê um papel – diz o artista.
– Não tenho. Dá aqui mesmo, nesse papel de pão.
– Nesse papel, Moleque? Todo sujo?!
– Faz mal não. Quando chegar em casa eu passo a limpo.
***

Duas peruas emergentes, no aniversário de uma cadela:
– Acabei de chegar de Minas, visitei todas as cidades históricas.
– Viu as obras do Aleijadinho?
– Menina, o que é aquilo?! Que gênio! Aleijadinho é pouco, aquele homem é aleijadérrimo!



***

Alfredinho, dono do Bip-Bip, templo da música brasileira e do alto astral em Copacabana, é conhecido pelo mau humor e pela tolerância quase zero. Dia desses estava lá tomando o seu vinho, meio de saco cheio das aporrinhações, quando chegou um freguês que tem fama de chato.
– Tá doente, Alfredo? – foi logo perguntando.
– Claro que não! Por quê?
– Porque vi você saindo da farmácia.
E o Alfredinho, de trivela:
– Ah, é? Se eu estivesse saindo do cemitério estaria morto?
***

Foi ali num ponto de ônibus do Humaitá, onde espero o buzum diariamente. Sujeito misto de mendigo e guardador de carro, conhecidíssimo dos moradores do bairro, se aproximou de um engravatado e pediu um dinheirinho:
– O senhor não tem vergonha? Um homem tão jovem, tão forte, tão disposto... por que não vai arranjar um emprego? – berrou o sujeito.
E o mendigo, tranqüilão:
– Peraí, meu amigo. Estou pedindo esmolas, e não conselho.
***
Amiga minha, dentista com consultório no Flamengo, é uma tremenda gozadora. Dia desses recebeu um sujeito que queria porque queria arrancar um dente. Perguntou o preço.
– Trezentas pratas – ela respondeu.
O paciente chiou:
– O que é isso, doutora? A senhora não leva nem dez minutos para arrancar um dente.
E a gozadora, alisando o boticão:
– Se o senhor fizer questão, posso arrancá-lo bem devagarinho.
***
Fotografei o tipo saindo do Metrô no Largo do Machado. Jornal debaixo do braço, dobrado no Romance Policial do Cláudio Vieira, bigodinho aparado à la personagem do Dalton Trevisan, olhando pros lados como se estivesse procurando vítimas. Encostou na mocinha que esperava no ponto final do 569 e disparou:
– Conheço você não sei de onde.
A resposta da moça foi nota dez:
– Melhor mesmo nem saber.



domingo, 24 de outubro de 2010

Do Terceiro Mandamento, Quem Lembra? - Edna Lopes


De Tábua de Moisés

Ao me deparar com algumas manchetes de jornais e periódicos, ao ver e ouvir alguns canais de TV, ao ler só o assunto de e-mails (insistem em me mandar!) de postes de alguns sites ou blogs, a impressão que tenho é de que, ao invés de presidente para o país, escolheremos um líder religioso...

 
No disse-não-disse eleitoral não vislumbro nenhuma chance de qualificar o debate... Aliás, querer que acreditemos que todos os nossos problemas como nação se resumem a que candidato A ou B assuma tal ou qual postura, que qualquer questão se resolva através do viés religioso é, no mínimo, subestimar nossa capacidade de pensar, seriamente, cada problema desse país.

 
Não deixo de me perguntar que tempos são esses em que o que seria valor intrínseco, inerente a cada cidadão ou cidadã (honestidade, seriedade, caráter, hombridade...) seja critério definidor de votos...

 
Não deixo de me perguntar que tempos são esses em que os que se dizem religiosos são os que se utilizam de valores e princípios como moeda de troca, como reles cabos eleitorais...

 
Não deixo de me perguntar que tempos são esses em que preconceito e intolerância, venham de onde vier, ao invés de serem combatidos, buscam a tutela midiática e do poder constituído e o que é pior, encontram eco, apoio...

 
Não deixo de me perguntar que tipos de líderes são esses...






sábado, 23 de outubro de 2010

NO SERTÃO ERA ASSIM

De zabumbeiro


Apesar de o cansaço deixar seus músculos relaxados e o corpo pedindo cama desde cedo, o coronel Limoeiro não conseguia pregar os olhos, por mais carneirinho que contasse. Não bastasse os grilos escolherem sua janela para fazer sinfonia e os rasga-mortalhas piarem em prenúncio de noite de agonia, o som da zabumba no pé-de-serra chegava até seu quarto como se o zabumbeiro tocasse seu instrumento dentro de sua própria sala. Só havia um jeito de se conciliar com Morfeu:

– Zé da Bixiga!
– Inhô, patrão?
– Vá lá na casa do meu compadre Zé da Burrega e diga a ele pra parar a zabumba!
– É pra já, meu coroné!

Zé da “Bixiga” vestiu-se apressado, calçou as alpercatas de couro cru, pegou o facão, a garruncha, se benzeu e saiu em direção do forró. Uma hora depois retornou descabriado, contrariado. A zabumba continuava a toda altura.

– E aí, sêo José, o que foi que houve?
– Sabe, meu coroné, a festa tava tão boa qui tive pena de mandá pará!
– Tu não é de nada, cabra! De manhã a gente conversa. Chico Bala!
– Sinhô, coroné?
– Vá lá e dê cumprimento do mandado que esse molenga teve medo!
– Sim sinhô, coroné!

Chico Bala vestiu sua indumentária de pistoleiro, calçou as botas, colocou duas cartucheiras atravessadas nos ombros, pegou uma pistola, um punhal e uma espingarda, fez o sinal da cruz, abriu a porta e desapareceu na escuridão. Voltou mais rápido do que Zé da “Bixiga”. A zabumba continuava a ecoar caatinga adentro.

– O que é que houve, homem?
– Coroné, a festa tava tão animada qui fiquei cum pena de acabá cum ela.

– Vocês são um bando de covardes! Vou eu mesmo lá e quero ver quem vai me impedir de parar a zoada!

O coronel se vestiu a caráter, sob os protestos da mulher que temia uma rixa com seus compadres ou um tiroteio de última hora, ocasionando um mata-mata de lado a lado. Fazia anos que as famílias da região viviam em paz e o seu marido estava prestes a acender o estopim da discórdia.

Acompanhado de três capangas, o coronel desapareceu na escuridão, decidido a acabar a festa do compadre. Hora e meia depois retornou, cabisbaixo, cara de derrotado. A zabumba continuava mais alta ainda, como em provocação.

– Ôxente, home, tu num disse que ia pará a zabumba? Óia ela aí tocano...
– Mulher, tu sabe quem é o zabumbeiro?
– Num faço a menó idéa!
– É o capitão Virgulino Lampião!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Miudezas em geral - Cineas Santos

De Flor de monturo


“Fazer o desprezível ser prezado é coisa que me apraz” 
Manoel de Barros

Certa feita, um cidadão que carregava um rei, digo, um reino na barriga me fez um elogio desmedido: “Você nunca chegará a lugar nenhum porque pensa pequeno”. Errou por pouco. Tivesse dito: você só pensa sandices e só faz coisinhas, teria acertado em cheio. Essa minha vocação por nadinha é anterior ao que a vida me acrescentou em matéria de ignorância e presunção. Não por acaso, quando publiquei um punhado de poemas cometidos ao longo da vida, pus na coletânea o título de Miudezas em Geral. O título é bem melhor que o livro.

Deixemos, porém, de filosofices, que o objeto dessa arenga é outro. Faz um tempinho que venho cevando o sonho de publicar um livro sobre as flores de Teresina. Cheguei até a pensar o título Teresina em flor. O projeto não contemplaria as flores “domesticadas”, menos ainda as importadas de outras plagas, flores transgênicas, belas e frias como peixes congelados. Eu queria (quero) um livro com as flores da Chapada, quentes, vibrantes, adaptadas à rusticidade do meio. Convidei alguns fotógrafos para a empreitada, mas não os seduzi. Um deles, com veleidades poéticas, perguntou-me: “Por que perder tempo com vaga-lumes se temos a Via Látea ao alcance das lentes?”. Respondi de bate-pronto: Porque os vaga-lumes estão à mão e eu ainda não descobri o mecanismo que os acende. Percebi que não seria fácil encontrar um parceiro. Tarefa de tal monta requer equipamento adequado, tempo, paciência e, acima de tudo, competência. Só me faltam as quatro. Pensei seriamente em desistir da empreitada.

Vai que este ano, ganhei uma máquina Sony, compacta, automática, operável por qualquer criança. É tão pequena, prática e eficiente, que poderia se fazer acompanhar do famoso reclamo das Pílulas de Vida do Dr. Rossi: “Pequeninas, mas resolvem”. Decidi testá-la nos monturos de Teresina. Ao longo de seis meses, sem me afastar mais de 10 km do centro da cidade, fotografei uma centena de flores de monturo, algumas de estonteante beleza. Com ardente paciência, saí garimpando aquelas inúteis preciosidades, com a alegria de quem descobre ouro, ainda que ouro de tolo. O Resultado aí está: a exposição Flores de Monturo – a educação do olhar. É escusado dizer que qualquer aprendiz de fotógrafo encontrará uma trezena de “defeitos” nas fotos expostas: enquadramento, foco, luz e o escambau. Isso não me tira o sono: como diria o poeta, “sou apenas um pobre amador”. O objetivo da exposição é tão somente propor uma reflexão sobre olhar e ver, realidades que, não raro, andam divorciadas. Quando nos limitamos apenas a olhar, estamos nos privando da fruição da insólita e instigante beleza dos monturos. E eu vos asseguro: o monturo é fértil.



quarta-feira, 20 de outubro de 2010

DE VOLTA AO BATENTE




Era muita falta de sacanagem, desinsorte infeliz, muita falta de azar! Primeiro, passou a manhã com as mãos dentro da água gelada tentando enrijecer os nervos. Êta dor atroz! À tarde haveria revisão da junta médica do INSS e ganharia mais uns seis meses de lambança. Na primeira vez o truque da água de gelo deu certo, por que agora não haveria de dar? De seis em seis meses no benefício acabaria se aposentando de vez, com salário integral. Aí era só correr pro abraço!

Segundo, no horário marcado ela estava lá, de prontidão, mãos disfarçadas numa luva térmica para manter a frieza. Nem banho tomara, para não desfazer seu intento. Os exames eram nas mãos e não ginecológico. Podia feder à vontade que os médicos não iriam sentir. Mas, e se de repente pintasse um clima com algum deles? E se houvesse algum tarado entre eles e a mandasse tirar a roupa? Deus do céu, quanta tentação! Estava numa secura de anos, será que resistiria? Sim. Primeiro a obrigação, a aposentadoria; depois a devoção, os prazeres da carne e do espírito! Lembrou-se de um casal de portugueses que queria levar um gambá para Portugal. Mas como embarcar bicho tão fedorento sem que fosse pego pela alfândega? Maria deu a ideia:

– Resolvido o problema, Joaquim! Escondo o gambá na minha calcinha!
– E o fedor?
– Ora pois! O gambá que se cuide!

Não era o seu caso, claro, mas teve a sensação de estar pior que gambá. O calor era terrível, agravado pela quebra do ar condicionado. A suadeira era geral. Colocaram um ventilador dos tempos do arco da velha e parecia querer sair do lugar. Mas ventilava forte. Vento? Não, por favor, não! Vai derreter o gelo!

Duas horas depois foi atendida e o chefe da equipe médica achou que ela não tinha mais nada. Sua tendinite havia sarado. Os outros médicos sequer olharam para ela. A decisão já estava tomada: teria que retornar ao trabalho, dois dias depois. Maldito calor!

De retorno a casa, decidiu passar no banco. Era melhor avisar ao chefe que estava de volta. Seus colegas, quando a viram adentrar pela porta principal, esconderam a carteira pensando que ela fora ao banco atrás de mais dinheiro emprestado. Era useira e vezeiro em aplicar a facada nos colegas e, pior, não pagava a ninguém. Era muita cara-de-pau retornar para pedir mais dinheiro emprestado.

Dois dias depois se sentia radiante voltar para o batente. Parecia até o primeiro emprego, de tanta felicidade que irradiava. Sentiria falta de alguns amigos virtuais, mas isso depois ela se acostumava. Sua função no banco era caixa da gerência, só atendia os mangangões da cidade, e tomara que voltasse no mesmo posto. Era gostoso lidar com gente endinheirada. Que imenso prazer sentiria ao pegar em uma nota de cem reais! Êta tartaruguinha difícil! Quanto tempo fazia que não pegava em uma nota de cem? Isso mesmo, dois anos!

Chegou ao banco exatamente às nove horas da manhã. Bateu o ponto, beijou os colegas e procurou a gerência para saber qual caixa estava reservado a ela.

– Caixa?! Dona Vera, depois de passar o calote em todos os seus colegas, a senhora acha que somos doidos de deixar a senhora tomando conta do dinheiro dos clientes?! A senhora já viu lobo tomar conta de galinha? A sua nova função aqui dentro é servir cafezinho à gerência, bem longe dos caixas. E trate de ir logo à cozinha fazer café que estou com vontade de tomar um!